Pesquisar este blog

domingo, 8 de dezembro de 2013

Dicas para o seu Ministério de Música

O objetivo dessa seção é esclarecer algumas dúvidas sobre a liturgia da nossa Igreja nas Missas, Grupos de Oração e Shows de Evangelização e dar algumas dicas para escolher as músicas de acordo com o tempo litúrgico e momento da missa.. 

Vamos começar respondendo algumas perguntas que às vezes ficam esquecidas em nossos corações:

1- O que é Ministério de Música?

O Ministério de Música é o "batalhão de frente" do exército de Deus. É ele que abre o coração do povo e o coloca em sintonia com Deus. Sendo o batalhão de frente, será sempre o mais tentado e o primeiro a ser atingido pelo inimigo. Por isso precisamos estar sempre preparados, na oração, jejum, confissão, penitência, etc, para não sermos pegos de surpresa.
 
2- Qual a nossa função em um Ministério de Música?
 
Nossa missão é evangelizar através da música. Somos apenas instrumentos de Deus. Devemos aprender que não estamos no Ministério para dar show e muito menos para aparecer ou ser elogiado: estamos lá por vontade de Deus, para servirmos à Ele e quem deve ser glorificado é Deus, não nós. É claro que temos que nos esforçar para fazermos sempre o melhor, para que o nome de Jesus seja levado com maior dedicação e perfeição possível aos corações das pessoas. O que nós nunca devemos fazer é deixar o sucesso subir a cabeça e perder a humildade (Aconselho a leitura de Filip 2,5-11). Por isso não esqueça: quem deve aparecer é Deus e não o Ministério de Música!
 
3- Como devemos nos apresentar para o Ministério de Música?
 
Primeiramente, não devemos usar roupas arrogantes para participarmos não só do Ministério de Música mas de qualquer outro evento que ocorra dentro da Igreja. Saias curtas, blusas e calças justas, decotes, bermudas, etc, não devem ser usados para participarmos da Celebração Eucarística, muito menos quando estamos "na frente" de uma comunidade. Tudo o que fazemos lá na frente está sendo visto pelo povo: a roupa que estamos usando, a forma que estamos cantando, se estamos conversando muito e até se estamos em sintonia ou não com o que estamos cantando. Devemos tomar cuidado, pois devemos ser exemplo para a comunidade, assim como o Padre, os leitores, os acólitos etc, e não ser motivo de comentários do tipo "tá vendo, fulana estava com uma saia justinha lá na frente, então porque eu não posso usar também?" ou "aqueles músicos não pararam de conversar a Missa inteira!" ou ainda "aquele fulano pensa que está fazendo um show". Tudo isso deve ser percebido e alertado pelo coordenador do grupo. Devemos ser obedientes às leis da Igreja.

Eis algumas sugestões que eu estou colocando e que, depois que comecei a seguir, o Ministério de que participo melhorou muito:

- devemos ter pelo menos uma vez por mês um dia apenas para adoração e oração ao Senhor. Sem levar nenhum instrumento musical, irmos apenas agradecer, pedir perdão e adorar o Senhor. É também o momento de nos reconciliarmos dentro do nosso próprio Ministério e "lavarmos a roupa suja".

- devemos estar sempre atualizados com relação à músicas novas, estudo sobre o instrumento que estamos ministrando (voz, violão, baixo, teclado, bateria...).

- nos ensaios, as músicas já deverão estar selecionadas anteriormente para não perder tempo de escolher as músicas na hora do ensaio ou, pior ainda, na hora da missa! 

- se possível, chegarem todos os membros do Ministério antes da Missa ou Grupo de Oração para rezar com tranquilidade antes de começar a tocar.

Fonte: Portal Kairós

Nenhum comentário:

Postar um comentário